jovex

Conheça 10 revestimentos que facilitam a limpeza da casa

Quem trabalha o dia inteiro e se divide em tarefas como ir ao supermercado, buscar o filho na escola, cozinhar, lavar e passar, entre inúmeros outros afazeres, quer praticidade para cuidar do lar. Eleger os materiais certos para colocar em casa ajuda a diminuir as horas gastas em limpeza e permite mais tempo livre para cumprir outros compromissos e para o lazer.
A escolha do revestimento adequado facilita a rotina de quem cuida da casa, portanto é uma boa ideia evitar aqueles que não favorecem a limpeza. “Os pisos que têm brilho refletem a sujeira, assim como os muito claros podem denunciar rapidamente um fio de cabelo, por exemplo”, alerta a arquiteta Adriana Victorelli.
Piso vinílico é perfeito para a sala
Com a ajuda da especialista, mostramos aqui 10 tipos de revestimentos que são fáceis de limpar, em diferentes ambientes. Confira:
1) Piso da sala – O piso vinílico é perfeito para este ambiente. Segundo Adriana, este revestimento apresenta boa tolerância à água e produtos químicos. “Os laminados têm ótimo custo, mas não oferecem tanta resistência à umidade. Se passar um pano úmido sem enxugar o chão direito, os cantos podem estufar”, diz a especialista.
A resistência do porcelanato combina com a cozinha
2) Piso da cozinha – O porcelanato fica bem na cozinha, tanto pelo visual estético quanto pelo funcional, já que é um material fácil de limpar. “A própria composição da porcelana já indica que pode utilizar produtos de limpeza neste revestimento, pois ele não fica danificado e não apresenta problema com a umidade”, afirma Adriana.
A arquiteta lembra que os porcelanatos retificados (aqueles que têm a borda reta) são melhores porque ele não marca o rejunte, portanto a sujeira não fica impregnada.  “Cores claras devem ser evitadas, já que a cozinha é um ambiente em que pode haver respingo de líquidos e onde há circulação de muitas pessoas, o que pode marcar as pegadas”, ressalta a profissional.
Na bancada da pia, invista no granito em vez do mármore
3) Bancada da pia da cozinha – O granito é mais fácil de limpar do que o mármore, de acordo Adriana, pois o segundo é uma pedra mais “mole”, que começa a ter fissuras e rompe com facilidade.
“O granito de cor mais escura é mais adequado, pois não mostra tanta sujeira enquanto tem um aspecto visual legal”, opina a profissional. A arquiteta reforça que este material em uma tonalidade clara mancha com facilidade.
4) Banheiro – Por causa do vapor, o ideal é optar por peças maiores que sejam retificadas. “O rejunte epóxi é impermeável e tolera a umidade”, diz Adriana. A especialista recomenda revestimentos em cerâmica e porcelanato. As pastilhas de vidro, segundo ela, como têm muito rejunte, fica com um aspecto escurecido em alguns pedaços, com o tempo.
5) Quarto de brincar – Aqueles que têm um espaço próprio para os pequenos brincarem, podem investir em lonas de vinil para colocar no chão. “Elas podem ser aplicadas por cima da madeira”, orienta a profissional. Tal material recebe uma camada de manta acrílica no meio, o que deixa o piso macio para reduzir as chances de um machucado.
Para Adriana, pisos vinílicos também são ótimas alternativas. “A prioridade é oferecer conforto térmico e segurança à criança”. Segundo a especialista, álcool pode ser utilizado para limpar o revestimento. “Com isso, é possível tirar as manchas de canetinhas”, observa.
6) Quintal – É importante escolher um piso para o quintal que não seja escorregadio. “Peças cerâmicas e tecnocimento, que é um cimento queimado, são interessantes para esta área. Revestimentos em granelites também podem ser aplicados”, recomenda a especialista.
É importante estar atento ao índice de resistência de atrito. Ele deve ser alto para evitar o desgaste do piso quando é esfregado, no momento da limpeza. É possível encontrar esta informação na embalagem do produto.
7) Piscina – Existe uma peça que parece pedra pome, que é a pedra hijau. “Ela não acumula lodo e o atrito é bom”, afirma Adriana. A arquiteta diz que a manutenção pode ser feita com uma escovinha e outros passos tradicionais usados para limpar a piscina. O revestimento está disponível nas cores verde e preto.
8) Cadeiras da varanda – Por bater muito vento e estar sujeita ao sol e chuva, as cadeiras mais apropriadas para este ambiente é a de fibra sintética. “Além de ter um apelo ecológico e estético, elas são fáceis de ser mantidas limpas”, diz Adriana.
9) Sofá da sala – Quem tem criança em casa e sofá de tonalidade clara sabe o quanto a combinação pode causar um desastre em termos de sujeira. “Quem não quiser colocar uma capa, há uma camurça sintética que recebe tratamento de teflon e fica impermeável”, conta a arquiteta. Portanto, se um suco for derramado no sofá, basta passar um pano , pois o tecido não absorve o líquido. Adriana lembra que o jogo de luz que a camurça provoca também ajuda a disfarçar a sujeira.
Tinta acrílica, como esta antibactéria da Suvinil, é mais fácil de limpar
10) Tinta – A parede também precisa de cuidado especial e a arquiteta recomenda o uso de tinta acrílica. “Ela é bastante resistente à água, portanto não fica danificada na hora de ser limpa”, diz Adriana.
Leia Mais
jovex

Carnaval - Datas e como é calculado

Todas as datas eclesiásticas são calculadas em função da data da Páscoa, com exceção do Natal. Como o Domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a Sexta-Feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.
O Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa, em fevereiro, geralmente, ou em março. Conforme o Cálculo da Páscoa, ocorre próximo do dia de Lua Nova . Assim, poderá calhar próximo do ano novo chinês, se calhar antes ou próximo de 19 de fevereiroNo século XXI, a data em que ocorreu mais cedo foi a 5 de fevereiro de 2008 e a que ocorrerá mais tarde será a 9 de março de 2038. Embora seja possível em outros séculos, o dia do Carnaval não ocorrerá a 3 ou 4 de fevereiro durante todo o século XXI.
Data de Carnaval em anos próximos
AnoData do Carnaval
20118 de março
201221 de fevereiro
201312 de fevereiro
20144 de março
201517 de fevereiro
20169 de fevereiro
201728 de fevereiro
201813 de fevereiro
20195 de março
202025 de fevereiro
202116 de fevereiro
20221 de março
202321 de fevereiro
202413 de fevereiro
20254 de março
202617 de fevereiro
Data de Pascoa em anos próximos
ANODATA
201627 de março
201716 de abril
201801 de abril
201921 de abril
202012 de abril
Leia Mais


IMC
Digite o seu peso e a sua altura no formulário abaixo para calcular o seu IMC.
RESULTADOS LOTERIAS CAIXA
LOTOFÁCIL MEGA SENA QUINA DUPLA SENA

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU